O que é TEA (Transtorno do Espectro Autista)?

Olá, Pessoal! Hoje vamos bater um papo sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Mas afinal, o que é isso?

🧩 O TEA, ao contrário do que muitos pensam, NÃO É UMA DOENÇA!!!
É uma condição do neurodesenvolvimento que pode afetar diretamente a forma como o indivíduo se comunica, sua percepção do mundo exterior e também a forma como ele interage no contexto social.

⁉️ Mas por que ele é chamado de “Espectro”?
Costuma-se dizer que cada autista é único, justamente porque o Autismo se manifesta de maneiras diferentes para cada pessoa.
Existem “características” que são comuns sim e vamos falar sobre elas mais à frente. Porém, o TEA é chamado de espectro porque não possui um “padrão”.

Ele pode variar de intensidade (dos sintomas), necessitando diferentes níveis de Suporte. Por exemplo, existem autistas que são autônomos em suas atividades de vida diária, mas possuem muita dificuldade com interações sociais. Por outro lado, existem autistas que necessitam de suporte até mesmo para locomoção e comunicação. Ou seja, existem variedades e singularidades dentro do Espectro.

🧠Essa nova nomenclatura para o Autismo foi adotada oficialmente pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, em 2013, unificando condições como autismo infantil, autismo de alto funcionamento e Síndrome de Asperger, dentro do Transtorno do Espectro Autista.

Esse entendimento de que todas essas questões relacionadas ao Autismo estão dentro desse Espectro, ajuda na compreensão da individualidade de cada autista, vai de encontro a estereótipos que vem sendo combatidos há anos e luta contra o Capacitismo.

Mais blog